Dicionário do Tênis de Mesa

Filed Under ( ) by Administrador on quinta-feira, 25 de março de 2010

Posted at : 16:59

Anti-efeito (ou anto-spin) - um tipo de borracha que elimina ou reduz o efeito e a velocidade da bola, devolvendo à mesa do oponente uma bola "morta" (com pouco ou nada de efeito e velocidade).

Ângulo aberto - um ângulo da raquete que permite que a bola retorne à mesa do oponente em uma trajetória mais alta.

Ângulo fechado - é o ângulo da raquete disposto de tal forma que permite que a bola retorne baixa à mesa do oponente.

Backhand - um golpe realizado em frente ao corpo, tanto para caneteiros como para classistas, onde as costas da mão da raquete fica de frente para o oponente

Bloqueio - golpe defensivo executado contra bolas de ataque, onde a raquete está disposta em ângulo tal que a bola retorne à mesa do oponente.

Bola morta - uma bola retornada com pouco ou nada de efeito e/ou velocidade.

Borracha invertida - borracha, cuja a superfície é lisa e proporciona ou não efeito quando entra em contato com a bola.

Borrachas com pinos internos - borracha, cuja a superfície é lisa e proporciona ou não efeito quando entra em contato com a bola.

Borrachas com pinos externos - borracha, cuja a superfície é composta por pinos/hastes. Podem proporcionar mais velocidade ou mudanças de efeito de acordo com o tamanho destes pinos/hastes.

Caneteiro - empunhadura da raquete onde o jogador a segura de forma que se pareça com o manusear uma caneta ao escrever.
CBTM - Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, órgão que regulamenta o tênis de mesa no Brasil.

Chop (kato) - golpe defensivo à base de efeito para baixo executado estando o jogador mais afastado ou mais próximo da mesa de jogo.

Clássico - empunhadura onde a raquete é empunhada de maneira a parecer-se com um aperto de mãos, onde o indicador repousa sobre uma das borrachas.

Cortada - um golpe ofensivo, com muita velocidade, usado para golpear bolas altas, com o objetivo de finalizar a disputa pelo ponto.

Cozinhada - golpe defensivo à base de efeito para baixo executado perto da mesa para responder golpes à base de efeito para baixo.

Deixadinha - um golpe de surpresa, onde a bola é colocada precisamente perto da rede.
Drive - golpe ofensivo usado para a disputa ou finalização do ponto, onde a bola é golpeada com a raquete em um ângulo fechado, executado mais próximo ou mais afastado da mesa.

Duplas - formação no Tênis de Mesa onde 2 pessoas podem jogar em cada lado da mesa e devem alternar-se para golpear a bola.

Efeito lateral - tipos de efeito resultantes do atrito da superfície da borracha com a bola, sendo que a raquete deve viajar do lado direito para o esquerdo ou do lado esquerdo para o direito do sacador.

Efeito para baixo - um tipo de rotação na bola (ação de raspar na bola de cima para baixo) onde a tendência da trajetória da bola quando tocar a raquete do oponente é a de não superar a rede.
Efeito para cima - um tipo de efeito resultado do atrito da superfície da borracha com a bola, sendo que a raquete viaja paralelamente ou mesmo verticalmente à mesa em direção ao lado do oponente.

Forehand - um golpe feito ao lado ou na frente do corpo com a palma da mão da raquete de frente para o oponente.

ITTF - Federação Internacional de Tênis de Mesa - é o órgão internacional que regulamenta o esporte Tênis de Mesa.

Lob - golpe defensivo usado contra bolas com muita velocidade (cortada por exemplo) onde a bola é retornada na mesa do oponente com ou sem efeito em uma trajetória muito alta, causando um grau elevado de dificuldade para ser golpeada novamente.

Loop - golpe ofensivo à base de efeito de muito efeito para cima (top spin)

Partida - uma forma de competição como ganhador tendo que ganhar 2 de 3 sets ou 3 de 5 sets.
Pino longo - um tipo de borracha onde a superfície é composta de pinos longos e que, quando usada, pode inverter ou anular o efeito da bola. Por si só, esta borracha produz muito pouco efeito.

Queimada - parada no jogo quando ocorre um toque da bola na parte superior da rede em sua trajetória da mesa do sacador em direção à mesa do recebedor. O sacador tem o direito de sacar novamente.

Recepção - retorno do serviço à mesa do oponente, geralmente usado taticamente e evitar um ataque.

Saque/serviço - primeiro golpe no inicio de um ponto onde o atleta sacador golpeará a bola em direção ao campo do oponente mas antes fazendo com ela toque o seu próprio campo.

Seemiller - Nome do Campeão de 5 títulos nacionais americanos Dan

Seemiller. Também o nome de uma empunhadura no Tênis de Mesa.

Serviço curto - um saque que supostamente deverá pingar no mínimo duas vezes na mesa do oponente.

Serviço Médio - um serviço onde o segundo pingo supostamente deveria atingir a área próxima às linhas limítrofes da mesa.

0 comentários:

Postar um comentário